PT
BR
Pesquisar
Definições



readaptaram

A forma readaptarampode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de readaptarreadaptar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de readaptarreadaptar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
readaptarreadaptar
( re·a·dap·tar

re·a·dap·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Adaptar ou adaptar-se a condições novas ou a condições antigas que voltaram a ser actuais (ex.: readaptou material antigo; teve de se readaptar à nova situação de trabalho).

etimologiaOrigem etimológica:re- + adaptar.

readaptaramreadaptaram

Auxiliares de tradução

Traduzir "readaptaram" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.