Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

ranca

rancaranca | n. f.
Será que queria dizer rança?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ran·ca ran·ca


(redução de arranca)
nome feminino

[Regionalismo]   [Regionalismo]  Ramo ou galho que se separou de uma árvore ou de um arbusto. = ARRANCA, RANCO

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

própria Amália Rodrigu­es, temendo justamente pela sua segu­ rança nessa época agita­da, acabaria por se refugiar no Bra­sil..

Em TEMPO CONTADO

ESPE RANÇA Tu és de sempre como o tempo, tu és de longe como o espaço!!

Em Castelo Branco - O ALBICASTRENSE

...peregrinos nesta vida, nesta andança, cruzamos nossos destinos entre a saudade e a esp´ rança a caminhada é igual o rio não volta atrás o destino é plural um...

Em rouxinol de Bernardim

...acção é a pro­tecção so­cial, fi­cando evi­dente a pressão sobre os sis­temas de se­gu­ rança so­cial, tal como foram con­quis­tados e os de­fen­demos – pú­blicos, uni­ver­sais e so­li­dá­rios..

Em anónimo séc.xxi

Ah, tenhamos mais fé que a esp' rança !!

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Inseri, no vosso corrector ortográfico, a palavra “desejante” que, há tempos, vi escrita, erradamente, em vez do adjectivo “desejoso”. Para surpresa minha, o citado corrector, no português de Portugal, não acusa o erro.
A palavra desejante, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, está averbada no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e apresenta-se correctamente formada (através da aposição do sufixo -ante ao verbo desejar), daí a sua inclusão no léxico do corrector ortográfico do FLiP. O adjectivo desejante, cujo uso é bastante frequente (como se pode verificar através de pesquisas em corpora e motores de busca da Internet), partilha do significado do adjectivo desejoso (ex.: ela é uma pessoa desejosa de conhecimento = ela é uma pessoa desejante de conhecimento), apesar de este ser mais frequente e estar já consagrado pelo uso. Ambos resultam de processos regulares de derivação no português, pela junção, respectivamente, do sufixo -ante ao radical de um verbo e do sufixo -oso ao radical de um substantivo.



Por favor, gostaria de saber qual é o plural de verbos unidos por hífen, como por exemplo quero-quero ou vai-vem.
Antes de mais, uma correcção: a forma vai-vem não existe. A forma correcta escreve-se sem hífen e com acento, vaivém (plural: vaivéns), como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Quanto ao substantivo quero-quero, forma o plural regular quero-queros. Os substantivos compostos por V-V (verbo-verbo) formam o plural como se fossem substantivos simples, acrescentando-se apenas o -s do plural regular (outros exemplos: treme-tremes, ruge-ruges).

pub

Palavra do dia

ar·tão ar·tão


(grego ártos, -ou, bolo ou pão de farinha de trigo)
nome masculino

[Pouco usado]   [Pouco usado]  Alimento feito de massa de farinha de cereais cozida num forno. = PÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ranca [consultado em 16-10-2021]