PT
BR
Pesquisar
Definições



rabo-espinhoso-de-cundinamarca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rabo-espinhoso-de-cundinamarcarabo-espinhoso-de-cundinamarca
|nhô| |nhô|
( ra·bo·-es·pi·nho·so·-de·-cun·di·na·mar·ca

ra·bo·-es·pi·nho·so·-de·-cun·di·na·mar·ca

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Synallaxis subpudica) da família dos furnariídeos. = CHAMICEIRO-DE-CUNDINAMARCA

etimologiaOrigem etimológica:rabo-espinhoso + da + Cundinamarca, topónimo [departamento da Colômbia].

rabo-espinhoso-de-cundinamarcarabo-espinhoso-de-cundinamarca

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




Qual é a diferença entre as duas seguintes expressões: "Pelo presente, vimos [...]" e "Pela presente, vimos [...]"?
O adjectivo presente é uniforme, isto é, apresenta uma mesma forma para o feminino (ex.: as pessoas presentes emocionaram-se) e para o masculino (ex.: os rapazes presentes emocionaram-se).

Na acepção que significa “que está à vista”, presente precede habitualmente o nome que modifica (ex.: a presente encomenda; o presente testamento). É muito frequente encontrá-lo no discurso fazendo referência ao suporte, geralmente escrito, que veicula determinada informação (telegrama, carta, mensagem electrónica, etc.); por vezes é também possível encontrar apenas o adjectivo presente, antecedido de artigo, concordando este com o género do referente ausente (ex.: Pela presente [carta] vimos anunciar o fim dos serviços contratados; Pelo presente [comunicado] vimos esclarecer os associados).

Assim sendo, as duas expressões que refere estão correctas, desde que respeitem o género do referente que modificam.