Significado de pula-pula-ribeirinho

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    pula-pula-ribeirinhopula-pula-ribeirinho
    ( pu·la·-pu·la·-ri·bei·ri·nho

    pu·la·-pu·la·-ri·bei·ri·nho

    )

    nome masculino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Myiothlypis rivularis) da família dos parulídeos. = MARIQUITA-RIBEIRINHA

    etimologiaOrigem:pula-pula + ribeirinho.

    Secção de palavras relacionadas

    Palavras vizinhas

    Esta palavra no dicionário

    Ave passeriforme (Myiothlypis rivularis) da família dos parulídeos....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "pula-pula-ribeirinho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Actualmente, é mais correcto escrever-se num texto em português:
      toilette (estrangeirismo), toilete ou tualete?


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.