Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

províncias

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pro·vín·ci·a pro·vín·ci·a


(latim provincia, -ae)
nome feminino

1. Nome de cada uma das partes que formam a divisão territorial de certos Estados.

2. Qualquer parte de uma nação que não seja a capital e a sua área contígua. = INTERIOR

3. Conjunto dos habitantes das províncias.

4. [Figurado, Pouco usado]   [Figurado, Pouco usado]  Parte, divisão, ramo, secção.

5. [Religião]   [Religião]  Conjunto de conventos e conventuais de uma ordem monástica governados por um provincial.


província anonária
[Antigo]   [Antigo]   [História]   [História]  Na Antiguidade romana, província que fazia o pagamento das suas contribuições em produtos agrícolas, sobretudo cereais.

província ultramarina
[História]   [História]  Designação e divisão administrativa criada pelo Estado Novo português para substituir a designação colónia, atribuída aos territórios de Angola, Cabo Verde, Estado da Índia, Guiné, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "províncias" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Marco Antônio, encarregado das províncias orientais de Roma, na época ainda uma república, convoca Cleópatra para um encontro em...

Em Vida Global

...à França, que faz o mesmo três horas depois e prepara a invasão das províncias da Alsácia e da Lorena, que ficaram com a Alemanha no fim da Guerra...

Em Vida Global

regiões administrativas no Continente — que deveriam distinguir-se dos distritos e das províncias das Constituições anteriores — a Assembleia Constituinte de 1975-1976 quereria realizar alguns objetivos..

Em www.ultraperiferias.pt

provincias española que se ha convertido en un modelo mundial para el urbanismo sin coches...

Em intergalacticrobot

...temporada, ela vai ao Maine, região extremo nordeste dos Estados Unidos, fronteira com duas províncias canadenses, Quebec e New Brunswick, e bem próximo, também, à Nova Scotia..

Em A Sopa no Exílio
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual a correta grafia: sub-bosque ou subosque?
O prefixo sub- deve ser seguido de hífen quando o elemento seguinte se inicia por b, uma vez que se trata da mesma consoante por que termina o prefixo, como prevê o Acordo Ortográfico de 1945 (para o português de Portugal). O Formulário Ortográfico de 1943 (para o português do Brasil) não tem este contexto previsto no uso do hífen, mas o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras regista esta forma e outras com a sequência sub-b...; a par disto, é de referir que também as formas subosque e sobosque estão registadas no VOLP, depreendendo-se a sua origem nas formas prefixais su- e so-, respectivamente, equivalentes a sub- e sob-, mas de contexto ortográfico diferente (daí o facto de não serem formas hifenizadas).

Este contexto ortográfico não sofre alteração com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990, pois, apesar de o texto do Acordo ser omisso neste ponto (cf. Base XVI), a "Nota Explicativa" anexa ao referido texto prevê o uso do hífen: "6.3 - O hífen nas formas derivadas (base XVI) [...] a) Emprega-se o hífen quando o segundo elemento da formação começa por h ou pela mesma vogal ou consoante com que termina o prefixo ou pseudoprefixo (por exemplo: anti-higiénico, contra-almirante, hiper-resistente) [...]" (sublinhado nosso).

Por este motivo, pode dizer-se que a forma sub-bosque está correcta, bem como as formas sobosque ou subosque, apesar de estas duas últimas preverem o uso de prefixos equivalentes a sob- ou sub-, que serão menos consensuais (o prefixo su- com este sentido não se encontra registado em nenhuma obra lexicográfica por nós consultada).




Gostaria de saber se, se eu escrever como escrevia anteriormente (com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico), está ortograficamente errado ou também é aceite? Exemplo: "correcto" ou "correto"? Qual deles está oficialmente? Ou estarão os dois?
Quando o novo Acordo Ortográfico estiver em vigor em Portugal, apenas a forma "correto" será considerada ortograficamente certa, correspondendo a forma "correcto" a uma grafia anterior à vigência do acordo, uma vez que este preconiza que não sejam escritas as consoantes que não são proferidas na chamada norma culta (base IV, 1.º, alínea b).
O utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, uma vez que não pratica qualquer ilícito contravencional, isto é, manter a ortografia anterior ao novo Acordo Ortográfico não tem qualquer consequência legal, mesmo após o período de transição de 6 anos previsto legalmente (em Portugal). No entanto, quando houver uma generalização da nova ortografia, nomeadamente na comunicação social e em contexto escolar, pode ser importante e útil a aprendizagem dessa nova ortografia por motivos sociais e profissionais. A partir de determinada altura, a noção de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes, da mesma forma que actualmente são considerados erros ortográficos práticas ortográficas alteradas pelo Acordo de 1945 (como diccionário ou sciência), ou pela alteração de 1973 (como pràticamente ou sòzinho).

pub

Palavra do dia

qui·ro·po·dis·ta qui·ro·po·dis·ta


(quiropodia + -ista)
nome de dois géneros

Especialista em quiropodia ou no tratamento das doenças e dos problemas dos pés.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/prov%C3%ADncias [consultado em 17-08-2022]