Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pri·si·o·nei·ro pri·si·o·nei·ro
substantivo masculino

1. Aquele que foi aprisionado na guerra.

2. Preso; cativo; recluso; encarcerado.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "prisioneiros" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber quando usamos a muito tempo e quando usamos há muito tempo.
Para exprimir o tempo decorrido, deverá usar sempre a construção com o verbo haver, isto é, há muito tempo. A expressão a muito tempo só é usada correctamente em contextos muito específicos em que a preposição a é seleccionada por outra palavra mas não há intenção de exprimir o tempo que já passou (ex.: Isso corresponde a muito tempo e não posso esperar; Dez dias para mim são equivalentes a muito tempo).



Qual o substantivo da família de estancar? No dicionário surge estancamento, no entanto encontro vários textos técnicos que referem estanqueidade. E estanquicidade, é a mesma coisa?
Uma família de palavras, por ser um conjunto de vocábulos com uma raiz etimológica comum, pode ter muitas palavras da mesma classe gramatical (por exemplo, à família a que pertence o verbo estancar, pertencem também, entre outros, vários adjectivos, como estancável, estanco ou estanque e vários substantivos, como estanca, estancação, estancadeira, estanco ou estanque).

No caso dos substantivos referidos, apesar de serem da mesma família e de terem um campo semântico comum, têm significados diferentes.

Estancamento refere-se à "acção ou ao efeito de estancar" (ex.: a pressão ajudou ao estancamento do sangue), enquanto estanquidade e estanqueidade se referem à "qualidade do que é estanque" (ex.: exigiu a estanquidade da canalização).

A forma estanqueidade é, do ponto de vista etimológico, algo anómala, pois a terminação -eidade é reservada às derivações de adjectivos terminados em -eo (ex.: contemporâneo/contemporaneidade, espontâneo/espontaneidade), pelo que será mais aconselhável o uso de estanquidade.

A forma estanquicidade, apesar de muito usada, não segue as regras de boa formação do português, pois não há registada nenhuma palavra estânquico a que se pudesse juntar o sufixo -idade.

pub

Palavra do dia

e·du·zir e·du·zir - ConjugarConjugar
(latim educo, -ere, conduzir para fora, tirar, fazer sair, levar)
verbo transitivo

[Pouco usado]   [Pouco usado]  Retirar de algo. = DEDUZIR, EXTRAIR

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/prisioneiros [consultado em 24-08-2019]