PT
BR
Pesquisar
Definições



primaveras

A forma primaveraspode ser [feminino plural de primaveraprimavera] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de primaverarprimaverar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
primaverarprimaverar
( pri·ma·ve·rar

pri·ma·ve·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Passar a estação da Primavera em determinado local.


verbo intransitivo

2. [Figurado] [Figurado] Ter aspecto fresco, jovem, primaveril.

etimologiaOrigem etimológica:primavera + -ar.
primaveraprimavera
|é| |é|
( pri·ma·ve·ra

pri·ma·ve·ra

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta (Primula vulgaris) da família das primuláceas, de flores amarelas, nativa da Europa e cultivada como planta ornamental.


nome feminino

1. Estação que precede o Verão. (Com inicial maiúscula.)

2. Tempo ameno primaveril.

3. Juventude ou infância.

4. Ano da idade, geralmente em pessoas jovens (ex.: celebrou as suas 12 primaveras). [Mais usado no plural.]

5. Época primeira; tempo primordial ou inicial. = AURORA, COMEÇO, INÍCIO, PRINCÍPIOCREPÚSCULO, DECLÍNIO, OCASO

6. Tempo de renovação ou de mudança serena.

7. [Botânica] [Botânica] Planta (Primula vulgaris) da família das primuláceas, de flores amarelas, nativa da Europa e cultivada como planta ornamental.Imagem = PÃO-E-QUEIJO, PRÍMULA, QUEJADILHO

8. [Botânica] [Botânica] Planta convolvulácea.

9. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Nengetus cinereus) da família dos tiranídeos. = NOIVINHA-CINZENTA


primavera árabe

[História] [História]  Conjunto de revoltas, manifestações e protestos antigovernamentais que, entre 2010 e 2012, se realizaram em vários países do Norte de África e do Médio Oriente. (Geralmente com inicial maiúscula.)

primavera de Praga

[História] [História]  Período após a chegada ao poder de Alexandre Dubcek, na Checoslováquia, em Janeiro de 1968, que perspectivava uma abertura do regime vigente, e que terminou com a invasão soviética em Agosto de 1968. (Geralmente com inicial maiúscula.)

primavera dos povos

[História] [História]  Conjunto de revoltas ocorridas na Europa, na sequência da Revolução de 1848 em França.

primavera marcelista

[Portugal] [Portugal] [História] [História]  Período inicial do governo de Marcelo Caetano, que perspectivava uma abertura do regime vigente que não se concretizou. (Geralmente com inicial maiúscula.)

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio primavera, do latim primus, -a, -um, primeiro + ver, veris, primavera.
primaverasprimaveras

Auxiliares de tradução

Traduzir "primaveras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.
No português de Portugal é aceite a dupla conjugação do verbo negociar nas formas do presente do indicativo (negocio/negoceio, negocias/negoceias, negocia/negoceia, negociam/negoceiam), do presente do conjuntivo (negocie/negoceie, negocies/negoceies, negocie/negoceie, negociem/negoceiem) e do imperativo (negocia/negoceia, negocie/negoceie, negociem/negoceiem), ao contrário do português do Brasil, que apenas permite a conjugação com a vogal temática -i- e não com o ditongo -ei- (negocio, negocias, etc.).

A mesma diferença de conjugação entre as duas normas do português (europeia e brasileira) apresentam os verbos derivados de negociar (desnegociar, renegociar), bem como os verbos agenciar, cadenciar, comerciar, diligenciar, licenciar, obsequiar e premiar.




Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).