PT
BR
Pesquisar
Definições



preservativa

A forma preservativaé [feminino singular de preservativopreservativo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
preservativopreservativo
( pre·ser·va·ti·vo

pre·ser·va·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem a propriedade de preservar.


nome masculino

2. Aquilo que preserva.

3. Substância química destinada a evitar o desenvolvimento de bactérias, geralmente em alimentos. = CONSERVANTE

4. Envoltório de látex ou material afim muito fino e resistente que se coloca no pénis, funcionando, pela retenção do esperma, como contraceptivo ou para reduzir o risco de doenças transmissíveis por via sexual. = CAMISINHA, CAMISA-DE-VÉNUS


preservativo feminino

Dispositivo de látex ou material afim que se introduz na vagina, destinado a evitar a gravidez ou a reduzir o risco de doenças sexualmente transmissíveis.

etimologiaOrigem etimológica:preservar + -tivo.


Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Deve-se dizer biopsar ou biopsiar?
Nenhuma das formas (biopsiar ou biopsar) se encontra registada nesta data em dicionários ou vocabulários. No entanto, a julgar pelas ocorrências na Internet, a mais frequente é biopsiar, que é também a que se encontra correctamente formada (da junção da raiz de biopsia com o sufixo -ar), seguindo o paradigma de outros verbos como acariciar (a- + carícia + -ar), amaciar (a- + macio + -ar), auxiliar (auxílio + -ar), premiar (prémio + -ar), penitenciar (penitência + -ar) ou odiar (ódio + -ar).