PT
BR
Pesquisar
Definições



predicativa

A forma predicativaé [feminino singular de predicativopredicativo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
predicativopredicativo
( pre·di·ca·ti·vo

pre·di·ca·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a prédica.

2. Que predica ou serve para predicar.

3. [Gramática] [Gramática] Relativo ao predicado.

4. [Gramática] [Gramática] Que estabelece a ligação entre o sujeito e o predicativo do sujeito (ex.: verbo predicativo). = COPULATIVO


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

5. [Gramática] [Gramática] Diz-se de ou constituinte que qualifica um sujeito ou um objecto.


predicativo do complemento directo

[Gramática] [Gramática]  Constituinte que ocorre com um verbo transitivo directo e que qualifica o complemento directo desse verbo (ex.: em Eu achei o livro muito interessante, muito interessante é o predicativo do complemento directo).

predicativo do complemento indirecto

[Gramática] [Gramática]  Constituinte que ocorre com um verbo transitivo indirecto e que qualifica o complemento indirecto desse verbo (ex.: em Ela chamou ao irmão estúpido, estúpido é o predicativo do complemento indirecto).

predicativo do sujeito

[Gramática] [Gramática]  Constituinte que ocorre com um verbo copulativo e que qualifica o sujeito desse verbo (ex.: em Ele ficou admirado, admirado é o predicativo do sujeito).

etimologiaOrigem etimológica:latim praedicativus, -a, -um.
predicativapredicativa

Auxiliares de tradução

Traduzir "predicativa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.
No português de Portugal é aceite a dupla conjugação do verbo negociar nas formas do presente do indicativo (negocio/negoceio, negocias/negoceias, negocia/negoceia, negociam/negoceiam), do presente do conjuntivo (negocie/negoceie, negocies/negoceies, negocie/negoceie, negociem/negoceiem) e do imperativo (negocia/negoceia, negocie/negoceie, negociem/negoceiem), ao contrário do português do Brasil, que apenas permite a conjugação com a vogal temática -i- e não com o ditongo -ei- (negocio, negocias, etc.).

A mesma diferença de conjugação entre as duas normas do português (europeia e brasileira) apresentam os verbos derivados de negociar (desnegociar, renegociar), bem como os verbos agenciar, cadenciar, comerciar, diligenciar, licenciar, obsequiar e premiar.




Gostaria de saber qual a combinação linguística mais correcta no seguinte caso: Grandes Centros de Decisão ou Grandes Centros de Decisões.
A locução de base da dúvida colocada é centro de decisão, e é uma locução que já se encontra relativamente cristalizada na língua. Se quisermos pluralizar esta locução, pluralizaremos naturalmente em centros de decisão, pois trata-se de uma locução formada por um substantivo seguido da preposição de e de outro substantivo e nestes casos geralmente só flexiona o primeiro substantivo. Quando se antecede a locução de um adjectivo (grande, no caso), a flexão será idêntica: grande centro de decisão --> grandes centros de decisão. Esta explicação será mais clara se o exemplo for mais prosaico: se tivermos uma locução como casa de banho (ex.: o apartamento tem uma casa de banho) e a quisermos pluralizar, flexionaremos intuitivamente como casas de banho (ex.: o apartamento tem duas casas de banho).

O que foi dito anteriormente não invalida que se possa utilizar a locução centro de decisões, menos usual, mas também possível e sem nenhuma incorrecção. Poder-se-ia igualmente qualificar esta locução com um adjectivo (grande centro de decisões) e pluralizá-la (grandes centros de decisões).