Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

prístinos

masc. pl. de prístinoprístino
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

prís·ti·no prís·ti·no


(latim pristinus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

[Linguagem poética]   [Linguagem poética]  Anterior, antigo, prisco.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

estudadas como sobreviventes prístinos de um passado intemporal (idem, p..

Em Manuel Dutra

antropólogos chamaram de ‘primitivas’ e que, em geral, foram estudadas como sobreviventes prístinos de um passado intemporal” (idem, p..

Em Manuel Dutra

...que os antropólogos chamaram de ‘primitivas’ e que, em geral, foram estudadas como sobreviventes prístinos de um passado intemporal (idem, p..

Em Manuel Dutra

POVOADOS & BAILES, PRÍSTINOS TODOS Coimbra, quinta-feira, 24 de Setembro de 2020 I Eram de povoados muito antigos..

Em daniel abrunheiro

até ao total desaparecimento, na Lua, a sua ausência, faz com os meteoritos cheguem pristinos ao ponto de impacto na superfície, ocasionando explosões espectaculares - é preciso é que...

Em Herdeiro de Aécio
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Será que os senhores poderiam explicar porque no português europeu a locução verbal haver de + infinitivo não traz hífen (havemos de ...)?
No português europeu, por convenção e conforme o disposto na Base XXXI do Acordo Ortográfico de 1945, o verbo haver só deve ser ligado por hífen à preposição de nas suas formas monossilábicas, isto é, nas formas que têm apenas uma sílaba (hei-de, hás-de, há-de, hão-de). As restantes formas (em que se inclui havemos) não deverão ser ligadas por hífen.

Esta situação altera-se apenas com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, pois a Base XVII prevê a eliminação do hífen nas formas monossilábicas do verbo haver seguidas da preposição de (hei de, hás de, há de, hão de).




Como deve ser escrito o nome da ferramenta usada para retirar polia de um eixo: sacapolia, saca-polia ou saca polia?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser saca-polia, por analogia com outras palavras formadas a partir de saca, forma do verbo sacar, que significa “extrair, tirar”: saca-bocado(s), saca-molas, saca-rolhas, etc. Esta grafia é também justificada pela tendência para hifenizar compostos do tipo verbo + substantivo, como abre-latas, bate-boca, cata-vento, guarda-chuva, porta-bandeira, etc.
pub

Palavra do dia

ver·di·ze·la |zé|ver·di·ze·la |zé|


(verde + -i- + -z- + -ela)
nome feminino

1. Vara flexível ou pau com que se arma a boiz ou outra armadilha para pássaros.

2. [Botânica]   [Botânica]  Planta herbácea (Convolvulus arvensis) da família das convolvuláceas, de folhas alternas oblongas e flores solitárias brancas ou rosadas. = CONVÓLVULO, CORRIOLA, VERDEZELHA

3. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Ave pernalta (Vanellus vanellus) de arribação, da família dos caradriídeos, de dorso esverdeado, abdómen e peito brancos, manchas brancas faciais e penacho comprido. = ABIBE

nome masculino

4. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Rapaz alto e magro ou fraco.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pr%C3%ADstinos [consultado em 25-05-2022]