Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

prístino

prístinoprístino | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

prís·ti·no prís·ti·no


(latim pristinus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

[Linguagem poética]   [Linguagem poética]  Anterior, antigo, prisco.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

O azul da abóbada é prístino , lavo nele os óculos pitosgas..

Em daniel abrunheiro

quando cantamos e juntos entretecemos temas melodias acendemos mundos desafiamos marés e o mar a teus pés qual criança renascida vem segredando esse poema que o tema da alegria da vida quando se eleva assim te tem comovida cantando … mar de amar maré nomeada nesse outro nome que se tem assim – despreendido assim amado …

Em Tears of Heaven

...E entre tanto Se vai passando Esse fio Mais fino Que o cabelo Mais pristino Orlado Dessas gotas De

Em Tears of Heaven

...deixar desfilar perante a luz do teu olhar E nesse desatino Nesse algo tão pristino Cristalino e bem burilado sendo encontro mais fino Entre o ser já sonhado O...

Em Tears of Heaven

...arrastam sem cessar dos labirintos de emoção Ao alucinar da razão No desatino mais pristino Dessa composição Do ser sereno Calmo e ameno Que

Em Tears of Heaven
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual a diferença entre canhoto e esquerdino?
As palavras esquerdino e canhoto são sinónimas na acepção “que usa habitual ou preferencialmente a mão ou o pé esquerdo”.



Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.

pub

Palavra do dia

que·ren·ci·ar que·ren·ci·ar


(querência + -ar)
verbo transitivo

Ter querença ou afeição a.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pr%C3%ADstino [consultado em 18-09-2021]