Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

portaria

portariaportaria | n. f.
1ª pess. sing. cond. de portarportar
3ª pess. sing. cond. de portarportar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

por·ta·ri·a por·ta·ri·a


(porta + -aria)
nome feminino

1. Porta de convento.

2. Átrio de um convento.

3. [Antigo]   [Antigo]  Cargo ou ofício de porteiro.

4. Local, geralmente à entrada de um prédio ou estabelecimento ou de um conjunto de instalações, onde é geralmente feito o controlo da entradas e saídas ou a recepção de correspondência.

5. Documento oficial emitido por delegação de uma autoridade administrativa.

Confrontar: potraria.

por·tar por·tar 1

- ConjugarConjugar

(latim porto, -are, levar, transportar)
verbo transitivo

1. Trazer consigo. = LEVAR, TRANSPORTAR

2. Estar vestido com. = TRAJAR, USAR, VESTIR

verbo pronominal

3. Ter determinado comportamento. = COMPORTAR-SE


por·tar por·tar 2

- ConjugarConjugar

(porto + -ar)
verbo intransitivo

O mesmo que aportar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "portaria" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Agência Brasil Foto:Agência Brasil O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou portaria nesta terça-feira (6), no Diário Oficial da União, definindo novos critérios para a distribuição...

Em Caderno B

Agência Brasil O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou portaria , no Diário Oficial da União de hoje (5), prevendo a possibilidade de seus...

Em Caderno B

...rápidos de antigénio (TRAg), na foto, são comparticipados a 100%, de acordo com a Portaria nº 138-B/2021 , de 30/6, entre 1 e 31 de julho de 2021..

Em estado de Barrancos

...safra de verão foram publicados nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial da União, na Portaria nº 201 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento..

Em Caderno B

faz parte da portaria ” publicada em 16 de abril em Diário da República..

Em VISEU, terra de Viriato.
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.




Gostaria de saber se devemos pronunciar entre mim e ele ou entre eu e ele.
Quando os pronomes pessoais não desempenham a função de sujeito numa frase ou oração ou em complementos iniciados por preposição, devem ser usadas as formas oblíquas (mim, ti, si, etc.) e não as formas rectas (eu, tu, ele, etc.). Assim, deverá escrever entre mim e ele, bem como entre nós e ti, entre ti e mim, etc., em detrimento de *entre eu e ele, *entre eu e tu, etc.
pub

Palavra do dia

al·ma·ço al·ma·ço


(português antigo a lo maço)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou espécie de papel grosso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/portaria [consultado em 26-07-2021]