PT
BR
Pesquisar
Definições



polariza-se

A forma polariza-sepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de polarizarpolarizar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de polarizarpolarizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
polarizarpolarizar
( po·la·ri·zar

po·la·ri·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Física] [Física] Causar a polarização.

2. Submeter à polarização.


verbo transitivo e pronominal

3. [Figurado] [Figurado] Provocar ou sofrer a concentração de energias ou de ideias num ponto ou num pólo que se opõe a outro ou outros (ex.: polarizar a discussão; quando as opiniões se polarizaram, deixou de haver debate).


verbo pronominal

4. Incidir ou refractar-se segundo as leis da polarização.

etimologiaOrigem etimológica: polar + -izar.
polariza-sepolariza-se

Auxiliares de tradução

Traduzir "polariza-se" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).