Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

poeto

1ª pess. sing. pres. ind. de poetarpoetar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

po·e·tar po·e·tar

- ConjugarConjugar

(poeta + -ar)
verbo transitivo

1. Cantar em verso.

verbo intransitivo

2. Fazer poesias.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

deparava com a realidade de que Poeto Alegre era uma referência mundial..

Em Altamiro Borges

Até os tubarões sem a barriga cheia... Recusam carne em putrefacção, Assim começa esta rima sobre a dor de corno alheia poesia almiscarada, com muita a sátira vincada qual seta direccionada, aos pobres de coração Com canela e com orgulho se escreve, para lá do entulho que muita lixeira comporta. A poesia que pode, escrever…

Em intuicao.blogs.sapo.pt

Granítico- poeto -murconhe (também se pode admitir a forma Granítico-poeta-murconhe mas tem menos individualidade, sendo apenas...

Em IGNORANCIA ::::::::::::::::::::

se suicidou o poeto Antero de Quental, num banco de jardim assinalado com uma âncora..

Em sheisnaive.blogs.sapo.pt

Meios presentes BV Portuenses com 1 ABSC INEM com 4 Elementos apoiados por 2 Viaturas (ABSC; VMER) BSB do Porto com 1 Viatura Outras Entidedes

Em bombeirosdeportugal.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.

pub

Palavra do dia

ter·sol ter·sol


(terso + -ol)
nome masculino

[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  Toalha de altar usada para o sacerdote enxugar as mãos. = MANUTÉRGIO

Plural: tersóis.Plural: tersóis.
Confrontar: terçol.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/poeto [consultado em 21-09-2021]