PT
BR
Pesquisar
Definições



planeamento

A forma planeamentopode ser [derivação masculino singular de planearplanear] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
planeamentoplaneamento
( pla·ne·a·men·to

pla·ne·a·men·to

)


nome masculino

1. Acção ou efeito de planear.

2. Plano de trabalho pormenorizado.

3. Serviço de preparação do trabalho ou das tarefas.


planeamento familiar

Conjunto dos meios postos ao serviço de uma população para a informar e a ajudar na regulação dos nascimentos.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PLANEJAMENTO

etimologiaOrigem etimológica:planear + -mento.
planearplanear
( pla·ne·ar

pla·ne·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer o plano de. = PROJECTAR

2. Definir antecipadamente um conjunto de acções ou intenções. = PROGRAMAR

3. Ter algo como intenção. = PROJECTAR, TENCIONAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PLANEJAR

etimologiaOrigem etimológica:plano + -ear.

Auxiliares de tradução

Traduzir "planeamento" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao utilizar o vosso dicionário, obtive o seguinte resultado para a palavra amoníaco: do Lat. ammoniacu < Gr. ammoniakón s. m., gás incolor, de cheiro intenso, sabor acre e com efeitos lacrimogéneos; gás composto de azoto e hidrogénio, que se encontra na urina e nas matérias em decomposição. A partir de lacrimogéneos obtive: masc. plu. de lacrimogéneo, do Lat. lacrima + Gr. gen, r. de gígnomai, gerar. No entanto a palavra lacrimogéneo não aparece no vosso dicionário, mas sim lacrimogénio (com i em vez de e): adj., que provoca ou produz lágrimas; que faz chorar. Assim, gostaria de saber se existem as duas formas ou se uma se encontra errada.
Como muito bem observou, a informação disponibilizada não é coerente. De facto, não se pode dizer que a forma lacrimogénio seja errada, mas, sendo possível, é uma variante de lacrimogéneo, menos usada e praticamente não registada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa.

O DPLP deveria ter registado a entrada lacrimogéneo (e lacrimogénio, a ser registado, deveria remeter para lacrimogéneo, sendo esta última a forma preferencial).




Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.