Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pirilampo

pirilampopirilampo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pi·ri·lam·po pi·ri·lam·po


(grego purilampís, -ídos)
nome masculino

1. [Entomologia]   [Entomologia]  Género de insectos coleópteros que emitem luz fosforescente. = LUZE-CU, LUZICU, LUZINCU, VAGA-LUME

2. [Portugal]   [Portugal]  Dispositivo que emite uma luz rotativa ou intermitente de aviso, colocado no tejadilho de certos veículos para sinalizar a sua marcha (ex.: o pirilampo da empilhadora não funciona).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "pirilampo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...como eram sua coluna "Quitandinha do Bananal" que publicava no jornalzinho mimeografado " O Pirilampo " do Colégio de Cataguases..

Em VARAL de IDÉIAS

Não é coisa rara ver passar uns veículos importantes, de pirilampo excitado..

Em Glosa Crua

Foi descoberta, não há muito tempo, uma espécie rara de pirilampo nos Estados Unidos..

Em Tupiniquim

...por isso na altura de comprar bilhetes arranjou-lhe um na primeira fila, entregou-o ao pirilampo que o conduziu de imediato o Canibal ao seu lugar..

Em Camarada Choco - Um prolet

...pega os idiotas que continuam a fazer haikai falando de Primavera, de colibri, de pirilampo … Eu peguei e fiz um negócio carioca!!

Em anabelamotaribeiro.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Escreve-se dispor ou dispôr? Já ouvi que ambas estão correctas, embora talvez a última tenha caído em desuso; será?
O verbo pôr tem acento circunflexo por necessidade de distinção clara da preposição por. No entanto, nenhum dos seus derivados ou cognatos tem acento circunflexo, por já não haver necessidade de qualquer distinção. Desta forma, a única ortografia correcta será dispor, como poderá encontrar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, onde poderá confirmar também outros verbos cognatos como apor, antepor, compor, contrapor, depor, dispor, expor, justapor, opor, propor, etc.



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.

pub

Palavra do dia

al·vo·ri·çar al·vo·ri·çar


(alvoriço + -ar)
verbo intransitivo

1. [Antigo]   [Antigo]  Fugir com susto. = DEBANDAR

verbo pronominal

2. Ficar com os cabelos ou pêlos arrepiados; pôr-se o cabelo em pé (ex.: alvoriçou-se com o susto). = ARREPIAR-SE

Confrontar: alvoroçar.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pirilampo [consultado em 30-11-2021]