PT
BR
Pesquisar
Definições



pirangueiro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pirangueiropirangueiro
( pi·ran·guei·ro

pi·ran·guei·ro

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Que ou aquele que é reles, ridículo, desprezível.

2. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Que ou aquele que pede, piranga muito. = PEDINCHÃO

3. [Informal, Regionalismo] [Informal, Portugal: Regionalismo] Que ou quem é muito apegado ao dinheiro e não gosta de o gastar. = PIRANGA

4. [Brasil: Nordeste] [Brasil: Nordeste] Que ou aquele que se aproveita da boa vontade dos outros, abusando de pedidos, por exemplo. = APROVEITADOR

5. [Brasil] [Brasil] [Marinha] [Marinha] Diz-se de ou pequeno navio de cabotagem, velho ou em mau estado.

6. [Brasil] [Brasil] Que ou quem gosta muito de pesca de anzol. = BARRIGA-VERDE

etimologiaOrigem etimológica:piranga + -eiro.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:pirangada, pirangagem.
pirangueiropirangueiro

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).