PT
BR
Pesquisar
Definições



pincéis

A forma pincéisé [masculino plural de pincelpincel].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pincelpincel
( pin·cel

pin·cel

)
Imagem

Instrumento formado por um tufo de pêlos preso à extremidade de um cabo que serve para pintar, espalhar a cola, etc.


nome masculino

1. Instrumento formado por um tufo de pêlos preso à extremidade de um cabo que serve para pintar, espalhar a cola, etc.Imagem

2. [Figurado] [Figurado] Mão ou indivíduo que pinta.

3. Obra pintada.

4. Modo de pintar.

5. Coisa parecida com um pincel.

6. [Informal] [Informal] Actividade ou obrigação entediante. = CHATICE, ESTOPADA, MAÇADA

7. [Botânica] [Botânica] Género de algas coralinas.

8. [Zoologia] [Zoologia] Espécie de toupeira da América Setentrional.


pincel da barba

Utensílio de cabo curto, usado para espalhar sabão ou espuma na cara antes de fazer a barba.

pincel de luz

Feixe de luz.

vistoPlural: pincéis.
etimologiaOrigem etimológica:catalão pinzell, do latim penicillum, -i.
iconPlural: pincéis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pincéis" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.