PT
BR
Pesquisar
Definições



picotes

A forma picotespode ser [masculino plural de picotepicote] ou [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de picotarpicotar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
picotarpicotar
( pi·co·tar

pi·co·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Cortar com o picador.

2. Fazer pequenos furos (ex.: as crianças picotam com alfinetes para treinar a motricidade fina).

3. Abrir uma série de furos, com uma máquina especial, em macetes, cheques, livros de notas, etc., que devem separar em duas partes esses impressos.

etimologiaOrigem etimológica:francês picoter.

picotepicote
( pi·co·te

pi·co·te

)


nome masculino

1. Pano grosseiro de lã. = BUREL

2. Ponto de renda.

3. [Brasil] [Brasil] Parte de um papel que tem recorte denteado (ex.: picote dos selos postais). = PICOTADO

etimologiaOrigem etimológica:pico + -ote.

picotespicotes

Auxiliares de tradução

Traduzir "picotes" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).



Gostaria de saber como se denomina um período de cinco meses de cada ano.
Nos dicionários e vocabulários por nós consultados não encontrámos atestada nenhuma palavra que corresponda ao significado pretendido. No entanto, há um conjunto de palavras, derivadas directamente do latim, que designam períodos de x meses (cf. bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note-se que quinque- é um elemento composicional que forma outras palavras em português, como quinquecelular ou quinquídio).