PT
BR
Pesquisar
Definições



pica-pau-de-barrete-cinzento

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pica-pau-de-barrete-cinzentopica-pau-de-barrete-cinzento
( pi·ca·-pau·-de·-bar·re·te·-cin·zen·to

pi·ca·-pau·-de·-bar·re·te·-cin·zen·to

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave piciforme (Yungipicus canicapillus) da família dos picídeos. = PIQUINHO-DE-BARRETE-CINZA

etimologiaOrigem etimológica: pica-pau + de + barrete + cinzento.
pica-pau-de-barrete-cinzentopica-pau-de-barrete-cinzento

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



"Lembro ainda que alguns médicos estão com o período 2006/2007 vencidos, necessitando o agendamento e regulamentarização destes o mais breve possível." Tenho dúvidas na palavra regulamentarização. Está correta? Eu acho que não.
Apesar de o substantivo regulamentarização se encontrar bem formado (trata-se da nominalização de regulamentarizar, neologismo verbal formado pela aposição do sufixo -izar ao adjectivo regulamentar), não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que é preferível o uso do substantivo regulamentação, formado pela aposição do sufixo -ção ao verbo regulamentar.



Pode-se utilizar a seguinte forma do particípio passado: tinha sido pago ou tinha pago?
Sobre este assunto, por favor consulte a resposta impresso/imprimido, morto/morrido/matado.

Acrescente-se ao que é dito nessa resposta que no exemplo tinha sido pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz passiva do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: a conta já tinha sido paga), sendo este um tempo composto construído com o verbo auxiliar ser no mais-que-perfeito composto do indicativo (tinha sido) e a forma do particípio do verbo principal (pago). No exemplo tinha pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz activa do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: ele já tinha pago a conta), tempo composto construído com o verbo auxiliar ter no imperfeito do indicativo (tinha) e a forma do particípio do verbo principal (pago).