PT
BR
    Definições



    pica-flor-de-coroa-de-fogo

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    pica-flor-de-coroa-de-fogopica-flor-de-coroa-de-fogo
    |flô| |flô|
    ( pi·ca·-flor·-de·-co·ro·a·-de·-fo·go

    pi·ca·-flor·-de·-co·ro·a·-de·-fo·go

    )


    nome masculino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Dicaeum kampalili) da família dos diceídeos. = PICA-FLOR-DE-COROA-FLAMEJANTE

    etimologiaOrigem: pica-flor + de + coroa + de + fogo.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de pica-flor-de-coroa-de-fogoSignificado de pica-flor-de-coroa-de-fogo

    Esta palavra no dicionário



    Dúvidas linguísticas


    No corrector do Flip 7 defrontei-me com um erro assinalado em "karateca". Por outro lado "carateca" não é considerado como erro. Em português de Portugal, isto a fazer fé no dicionário de Português da Porto Editora, o praticante de "karaté" é um "karateca". Ao que parece, no Brasil, um praticante de "karaté" é um "carateca". Portanto acho que a palavra "karateca" deveria ser incluída no léxico de português de Portugal, e deveria ser eliminada a palavra "carateca" por pertencer ao léxico brasileiro. É óbvio que isto tem a ver com opções difíceis na grafia das palavras de origem estrangeira.


    Tenho uma dúvida sobre a palavra faixa-etária. Aliás, esta palavra tem hífen ou são duas palavras totalmente distintas? E como ficaria o plural? "Existem, ao todo, cinco faixas-etárias"?