Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

phishing

phishingphishing | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

phishing |fíching|


(palavra inglesa, alteração de fishing, pesca)
nome masculino

[Informática]   [Informática]  Técnica ou acção destinada a obter dados pessoais de outrem através de meios informáticos, para os utilizar fraudulentamente.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

informática e branqueamento através do recurso ao Phishing , através do correio electrónico, e depois com acesso às contas bancárias..

Em CP - Cromos de Portugal

Burlas na internet, ataques de phishing , fraudes em compras online, atrasos ou ausência de encomendas, são milhares os casos...

Em Not

Os e-mails de phishing , normalmente adaptados aos

Em VISEU, terra de Viriato.

Assim, será sempre de reportar o número emissor ao operador, que costuma disponibilizar um endereço para este tipo de denúncia, e que pode, efectivamente, desactivar o número e o próprio equipamento em que este é utilizado, ou assinalá-lo para o caso de ser reutilizado no mesmo tipo de actividade, o que facilita uma rápida…

Em Ver

...funcionalidades que assinalam quando uma mensagem é perigosa, podendo ser um ataque de " phishing " que redireciona quem a abrir e clicar nas ligações para um " site...

Em Ver
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Gostava de saber se as expressões "em relação" e " com relação" são sinónimos.
Segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), as locuções prepositivas em relação a e com relação a são sinónimas (ex.: Em relação a 2005, o volume de negócios aumentou; Os valores foram calculados com relação à magnitude). Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que a locução com relação a é mais usada no português do Brasil. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica que a locução com relação a é considerada galicismo por alguns puristas, que sugerem a sua substituição por no tocante a, relativamente a, no que concerne a. No entanto esta assunção carece de fundamento linguístico, pois em francês a expressão equivalente é par rapport à, o que, por si só, não parece justificar tal substituição.
pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/phishing [consultado em 17-05-2022]