PT
BR
Pesquisar
Definições



petisqueis

A forma petisqueisé [segunda pessoa plural do presente do conjuntivo de petiscarpetiscar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
petiscarpetiscar
( pe·tis·car

pe·tis·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Comer petisco.

2. Saborear; comer pouco; provar.

3. Ferir lume com o fuzil e a pederneira.

4. Tocar levemente.

5. Tocar com a aldraba na porta para que a abram.

6. Ter conhecimentos superficiais ou rudimentares de alguma coisa.

etimologiaOrigem etimológica:petisco + -ar.
petisqueispetisqueis


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.