PT
BR
Pesquisar
Definições



petisqueiras

A forma petisqueiraspode ser [feminino plural de petisqueirapetisqueira] ou [feminino plural de petisqueiropetisqueiro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
petisqueiropetisqueiro
( pe·tis·quei·ro

pe·tis·quei·ro

)


nome masculino

1. Pessoa que gosta de petiscos.

2. [Brasil: Nordeste] [Brasil: Nordeste] Móvel para guardar petiscos e comida.

etimologiaOrigem etimológica:petisco + -eiro.

petisqueirapetisqueira
( pe·tis·quei·ra

pe·tis·quei·ra

)


nome feminino

1. Comida apetitosa. = PITÉU, PETISCO

2. Recipiente para servir petiscos ou acepipes, geralmente com divisórias.

3. Estabelecimento que serve sobretudo petiscos.

4. [Brasil: Nordeste] [Brasil: Nordeste] Restaurante.

5. [Pesca] [Pesca] Espécie de rede de tresmalho.

etimologiaOrigem etimológica:petisco + -eira.

petisqueiraspetisqueiras

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).