PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

vibrissa

bigode | n. m.

Parte da barba que cresce por cima do lábio superior....


vibrissa | n. f.

Cada um dos pêlos que se desenvolvem nas fossas nasais....


guácharo | n. m.

Ave nocturna (Steatornis caripensis) da família dos esteatornitídeos, frugívora e cavernícola, de plumagem castanha avermelhada com pontilhados brancos na nuca e nas asas, patas curtas, bico adunco rodeado de vibrissas que ajudam na sua deslocação por ecolocalização, encontrada na América do Sul....


sirénio | adj. | n. m. | n. m. pl.

Ordem de mamíferos aquáticos herbívoros, de corpo grande e arredondado, cabeça pequena, focinho saliente, lábios grandes e móveis cobertos de vibrissas, cauda larga achatada horizontalmente, encontrados em águas tropicais, a que pertence o peixe-boi ou o dugongo....



Dúvidas linguísticas



Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.

Ver todas