PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

tungstênio

volframite | n. f.

Minério de tungsténio (tungstato de ferro e manganésio)....


estelite | n. f.

Liga muito dura, de cromo, cobalto ou tungsténio....


scheelite | n. f.

Tungstato natural de cálcio, de fórmula CaWO4, do sistema tetragonal, que pode originar um minério de tungsténio. (Deve-se a sua descoberta a Scheele, que descobriu o tungsténio.)...


Diz-se de um ácido formado pela combinação do flúor com o tungsténio....


w | n. m. | adj. 2 g. | símb.

Símbolo químico do tungsténio ou volfrâmio (do alemão Wolfram, volfrâmio). [Com maiúscula.]...


platinado | adj. | n. m. pl.

Certos parafusos do distribuidor do automóvel, de tungsténio, em que se estabelece o contacto eléctrico com as velas do motor....


túngstico | adj. n. m.

Diz-se de ou ácido (H2WO4) usado para fabricar filamentos de tungsténio....


tungsténio | n. m.

Elemento químico metálico (símbolo: W), de número atómico 74, de massa atómica 183,85, de cor pardacenta quase preta, cuja densidade é 19,2 e que funde a cerca de 3 410 graus centígrados, descoberto por Scheele em 1780 e que é utilizado para fazer filamentos de lâmpadas de incandescência....



Dúvidas linguísticas



"Lembro ainda que alguns médicos estão com o período 2006/2007 vencidos, necessitando o agendamento e regulamentarização destes o mais breve possível." Tenho dúvidas na palavra regulamentarização. Está correta? Eu acho que não.
Apesar de o substantivo regulamentarização se encontrar bem formado (trata-se da nominalização de regulamentarizar, neologismo verbal formado pela aposição do sufixo -izar ao adjectivo regulamentar), não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que é preferível o uso do substantivo regulamentação, formado pela aposição do sufixo -ção ao verbo regulamentar.



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.


Ver todas