Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

w

ww | n. m. | adj. 2 g. | símb.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

w |dâblio| ou |duplo vê| ou |vê dobrado|w |dáblio| ou |duplo vê| ou |vê dobrado|


(grego w, forma minúscula do ómega, última letra do alfabeto grego)
nome masculino

1. Vigésima terceira letra do alfabeto português, quando incluídos K, W e Y, empregue geralmente em palavras estrangeiras (ex.: waffle), em termos técnicos de uso internacional (ex.: watt), em abreviaturas e símbolos (ex.: W, símbolo de oeste) e em palavras derivadas eruditamente de nomes próprios estrangeiros (ex.: darwinismo [de Darwin], newtoniano [de Newton], wilsónia [de Wilson], etc.).

2. Letra que, em palavras derivadas do alemão, representa a consoante fricativa labiodental sonora (ex.: wagneriano); nas derivadas do inglês ou do holandês, representa a semivogal labiovelar (ex.: web, whist).

adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

3. Vigésimo terceiro, numa série indicada por letras (se incluídos o K, W e Y).

símbolo

4. Símbolo de oeste. (Com maiúscula.)

5. Símbolo de watt. (Com maiúscula.)

6. [Química]   [Química]  Símbolo químico do tungsténio ou volfrâmio (do alemão Wolfram, volfrâmio). [Com maiúscula.]

Plural: dáblios, duplos vês, vês dobrados ou ww.Plural: dâblios, duplos vês, vês dobrados ou ww.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

E Class W 124 Owners Workshop Manual, Worldwide Not Us Manual Book Peugeot Wine Opener Peugeot Clef...

Em Luiz Martins

wiring schematic No comment added ..

Em Luiz Martins

- Hub Sports Boston you've {came|visit} to the right {place|web|page}..

Em Blog Fornense

4A (12 W ) no total..

Em aminhaalegrecasinha.com

Este autor é daqueles que não desilude. Antes deste livro, li "Mademoiselle Channel" e "Lucrécia Borgia" e sinceramente, já cheguei à conclusão que tudo o que este homem escreva, eu vou querer ler. Gortner é um exímio contador de histórias, e todas as suas obras são fruto de um intenso trabalho de pesquisa, dando vida …

Em As Leituras da Fernanda
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O verbo "saraivar" é um verbo abundante, depoente ou impessoal?
A tradição gramatical (cf. Celso CUNHA e Lindley CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 14.ª ed., Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, pp. 442-443) considera saraivar um verbo impessoal, isto é, com flexão apenas na 3.ª pessoa do singular e usado em frases desprovidas de sujeito (ex.: Saraivou durante a manhã). No entanto, é de referir que nem sempre há consenso entre os gramáticos quanto à defectividade de um dado verbo. De facto, obras como o Dicionário de Verbos Portugueses (Porto: Porto Editora, s.d.) ou o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa (versão 1.0, Instituto Antônio Houaiss, Dezembro de 2001), por exemplo, apresentam a conjugação completa deste verbo. Por seu lado, o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Lisboa: Texto Editores, 2007) classifica saraivar como verbo impessoal apenas na acepção de “cair saraiva”, apresentando a sua conjugação completa no paradigma de nevar, com as formas impessoais destacadas, observando que estes verbos podem ser conjugados hipoteticamente em todas as pessoas (ex.: As pedras saraivavam do topo da montanha).



O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.
pub

Palavra do dia

a·cap·no a·cap·no


(latim acapnus, -a, -um, do grego ákapnos, -os, -on)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou o melhor mel que se extrai da colmeia sem expulsar as abelhas por meio de fumo.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/w [consultado em 01-12-2022]