PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

sobrevalorizar

logicismo | n. m.

Tendência para utilizar os métodos de lógica ou de os sobrevalorizar em detrimento de outros....


economicismo | n. m.

Redução de todos os aspectos sociais a uma dimensão económica....


hipervalorizar | v. tr. e pron.

Valorizar ou valorizar-se em excesso....


sobrevalorizar | v. tr. | v. tr. e pron.

Atribuir valor ou preço mais alto do que o normal ou plausível....


sobrevalorar | v. tr. e pron.

O mesmo que sobrevalorizar....


Que se sobrevalorizou; a que se atribui valor excessivo (ex.: taxas de câmbio sobrevalorizadas; filme muito sobrevalorizado)....


Que se supervalorizou; a que se atribui valor excessivo (ex.: moeda supervalorizada; hotel supervalorizado)....


Que se subvalorizou ou a que não se dá o valor devido....


megalomania | n. f.

Transtorno psicológico de quem tem uma imagem exageradamente sobrevalorizada de si, do seu poder ou das suas capacidades ou qualidades....


Que sobrevaloriza (ex.: comportamentos sobrevalorizadores da sua pessoa)....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).

Ver todas