PT
BR
Pesquisar
Definições



desvalorizado

A forma desvalorizadopode ser [masculino singular particípio passado de desvalorizardesvalorizar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desvalorizadodesvalorizado
( des·va·lo·ri·za·do

des·va·lo·ri·za·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se desvalorizou.

2. A que não se dá muito valor ou o valor devido.SOBREVALORIZADO, SUPERVALORIZADO

etimologiaOrigem etimológica:particípio de desvalorizar.
desvalorizardesvalorizar
( des·va·lo·ri·zar

des·va·lo·ri·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tirar ou perder o valor (ex.: não pode desvalorizar este assunto; não podemos desvalorizar-nos, pois todos somos importantes; a moeda desvalorizou-se). = DEPRECIAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + valorizar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "desvalorizado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



Qual o feminino de luarento?
O adjectivo luarento é regular, pelo que o feminino se forma retirando o morfema -o do masculino e acrescentando o morfema -a do feminino (ex.: noite luarenta).