PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

sobrevalorizado

logicismo | n. m.

Tendência para utilizar os métodos de lógica ou de os sobrevalorizar em detrimento de outros....


economicismo | n. m.

Redução de todos os aspectos sociais a uma dimensão económica....


hipervalorizar | v. tr. e pron.

Valorizar ou valorizar-se em excesso....


sobrevalorizar | v. tr. | v. tr. e pron.

Atribuir valor ou preço mais alto do que o normal ou plausível....


sobrevalorar | v. tr. e pron.

O mesmo que sobrevalorizar....


Que se sobrevalorizou; a que se atribui valor excessivo (ex.: taxas de câmbio sobrevalorizadas; filme muito sobrevalorizado)....


Que se supervalorizou; a que se atribui valor excessivo (ex.: moeda supervalorizada; hotel supervalorizado)....


Que se subvalorizou ou a que não se dá o valor devido....


megalomania | n. f.

Transtorno psicológico de quem tem uma imagem exageradamente sobrevalorizada de si, do seu poder ou das suas capacidades ou qualidades....


Que sobrevaloriza (ex.: comportamentos sobrevalorizadores da sua pessoa)....



Dúvidas linguísticas



Quero saber se a palavra sarro é oxítona ou paroxítona.
A palavra sarro é uma palavra grave ou paroxítona, pois tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (foneticamente a sílaba acentuada é ['sa]; na divisão silábica para translineação, a sílaba é sar-).



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.


Ver todas