PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

preparatório

prévio | adj.

Feito ou dito com antecipação, antes de outra coisa....


cascabulho | n. m.

Estudante de preparatórios ou humanidades....


pré-parto | adj. 2 g. 2 núm. | n. m.

Período, geralmente preparatório, que antecede o parto (ex.: enfermeira especializada no pré-parto)....


preparativo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Preparatório....


preparatório | adj. | n. m. pl.

Que prepara ou dispõe; preliminar; prévio....


preparatoriano | adj. n. m.

Diz-se do estudante de preparatórios....


Diz-se do curso de preparatórios para admissão às faculdades de direito....


examina | n. f.

Exame e ensino de doutrina cristã, como preparatório para a confissão, geralmente antes da desobriga....


pré-militar | adj. 2 g.

Relativo ou pertencente à instrução militar preparatória....


Introdução de uma ciência, ciência preliminar ou introdução a estudos mais desenvolvidos de determinada disciplina....


sinópia | n. f.

Desenho preparatório feito com esse pigmento na primeira camada de um fresco....


Pertencente ou relativo ao curso de preparatórios para admissão às faculdades de Medicina....


fase | n. f.

Cada um dos momentos delimitados de um estado, de um processo, de uma acção (ex.: fase de desenvolvimento embrionário; fase de mitigação de uma doença; fase de recuperação económica; fase instrutória de um inquérito; fase preparatória para um campeonato)....


pré-instalar | v. tr. e pron.

Fazer uma instalação prévia ou preparatória antes da instalação definitiva....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a diferença entre haver e ter, quando estes verbos são utilizados como auxiliares: eu tinha dito/eu havia dito, ele tinha feito/ele havia feito. Também gostaria de saber se há diferença entre o português luso do português do Brasil.
Os verbos ter e haver são sinónimos como auxiliares de tempos compostos e são usados nos mesmos contextos sem qualquer diferença (ex.: eu tinha dito/eu havia dito); sendo que a única diferença é a frequência de uso, pois, tanto no português europeu como no português brasileiro, o verbo ter é mais usado.

Estes dois verbos têm também uso em locuções verbais que não correspondem a tempos compostos de verbos e aí há diferenças semânticas significativas. O verbo haver seguido da preposição de e de outro verbo no infinitivo permite formar locuções verbais que indicam valor futuro (ex.: havemos de ir a Barcelona; os corruptos hão-de ser castigados), enquanto o verbo ter seguido da preposição de e de outro verbo no infinitivo forma locuções que indicam uma obrigação (ex.: temos de ir a Barcelona; os corruptos têm de ser castigados).

Note-se uma diferença ortográfica entre as normas brasileira e portuguesa relativa ao verbo haver seguido da preposição de: no português europeu, as formas monossilábicas do verbo haver ligam-se por hífen à preposição de (hei-de, hás-de, há-de, hão-de) enquanto no português do Brasil tal não acontece (hei de, hás de, há de, hão de). Esta diferença é anulada com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que deixa de haver hífen neste contexto (isto é, em qualquer das variedades deverão ser usadas apenas as formas hei de, hás de, há de, hão de).

Para outras diferenças entre as normas europeia e brasileira, queira, por favor, consultar outra resposta sobre o mesmo assunto em variedades de português.




Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.

Ver todas