PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

pedrês

pedrento | adj.

Que tem a aparência de pedra....


carijó | adj. 2 g. | n. 2 g. | adj. 2 g. n. 2 g. | n. m.

Relativo aos carijós, povo guarani que ocupava a região situada entre a Lagoa dos Patos e Cananeia....


trocal | adj. 2 g. | n. f.

Ave (Patagioenas speciosa) da família dos columbídeos, maior que o pombo doméstico, de plumagem pedrês, encontrada na América Central e do Sul....


pedrês | adj. 2 g. | adj. 2 g. n. 2 g. | n. m.

Que é sarapintado de preto e branco (ex.: cavalo pedrês; pelagem pedrês)....


pererento | adj.

Que é sarapintado de preto e branco....


ferro | n. m. | n. m. pl.

Elemento químico (símbolo: Fe), de número atómico 26, que corresponde a um corpo simples, metal dúctil, maleável e muito tenaz, de cor cinzenta azulada e muito útil na indústria e nas artes....


Ave passeriforme (Hemixos leucogrammicus) da família dos picnonotídeos....


Ave (Pterocles lichtensteinii) da família dos pteroclídeos....


Ave de rapina (Buteo nitidus) da família dos accipitrídeos....


Ave de rapina (Gyps rueppelli) da família dos accipitrídeos....


pomba-trocal | n. f.

Ave (Patagioenas speciosa) da família dos columbídeos, maior que o pombo doméstico, de plumagem pedrês, encontrada na América Central e do Sul....


Ave passeriforme (Geokichla wardii) da família dos turdídeos....


Ave passeriforme (Turdoides hindei) da família dos leiotriquídeos....


Ave (Brachyramphus perdix) da família dos alcídeos....


Ave (Columba hodgsonii) da família dos columbídeos....


Ave (Patagioenas speciosa) da família dos columbídeos, maior que o pombo doméstico, de plumagem pedrês, encontrada na América Central e do Sul....


pato-pedrês | n. m.

Ave (Stictonetta naevosa) da família dos anatídeos....



Dúvidas linguísticas



Em https://www.flip.pt/Duvidas.../Duvida-Linguistica/DID/777 vocês concluem dizendo "pois trata-se de uma oração subordinada condicional, introduzida pela conjunção se". Nesse caso, pelas mesmas regras ali expostas, não teria de ser "pois se trata"? O "pois" não atrai nunca próclise?
No português europeu, a conjunção pois não é geralmente um elemento desencadeador de próclise (posição pré-verbal do pronome pessoal átono, ou clítico), a qual, como se referiu na resposta à dúvida posição dos clíticos, está associada a fenómenos gramaticais de negação, quantificação, focalização ou ênfase (vd. Eduardo RAPOSO et al. (orgs.), Gramática do Português, 1.ª ed., vol. II, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, pp. 2241-2242).


Pesquisas em corpora revelam que, na norma europeia, existem casos da conjunção pois com próclise (ex.: As despesas não aumentaram tanto como as receitas, pois se arredondaram em 26 811 contos) mas comprovam também que, estatisticamente, essa conjunção é mais usada com ênclise (posição pós-verbal do pronome pessoal átono), como na frase Em conclusão, as frases que nos enviou enquadram-se no contexto referido na alínea f), pois trata-se de uma oração subordinada condicional, introduzida pela conjunção se. Essa tendência é também corroborada pela seguinte afirmação de Ana Maria Martins, que se debruça sobre o tema na obra acima citada: «As orações explicativas introduzidas por pois (cf. Caps. 34, 35 e 38) apresentam sempre colocação enclítica dos pronomes átonos (desde que a próclise não seja independentemente motivada) [...].» (vd. Eduardo RAPOSO et al. (orgs.), Gramática do Português, 1.ª ed., vol. II, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 2299).


Na norma brasileira, dado que a tendência natural é para a colocação do pronome antes do verbo, tal como se afirma na resposta à dúvida amanhã: ênclise ou próclise?, o habitual é a conjunção pois ser mais usada com próclise (ex.: O resultado foi satisfatório, pois se conseguiu atingir o objetivo).




Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.


Ver todas