PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

ocrácea

ocráceo | adj.

Que contém ocre (ex.: depósitos ocráceos)....


curicaca | n. f.

Ave pelecaniforme, (Theristicus caudatus), da família dos tresquiornitídeos, de cabeça, pescoço e peito ocráceos, dorso acinzentado com mancha branca nas asas, patas vermelhas e rémiges e ventre pretos....


Ave passeriforme (Alophoixus ochraceus) da família dos picnonotídeos....


Ave passeriforme (Sphenopsis ochracea) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Asthenes coryi) da família dos furnariídeos....


Ave de rapina (Ninox ochracea) da família dos estrigídeos....


Ave passeriforme (Attila torridus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Troglodytes ochraceus) da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Contopus ochraceus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Grallaricula flavirostris) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Upucerthia validirostris) da família dos furnariídeos....


Ave passeriforme (Sphenopsis ochracea) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Hypocnemis ochrogyna) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Anabacerthia lichtensteini) da família dos furnariídeos....


Ave passeriforme (Pycnopygius ixoides) da família dos melifagídeos....


Ave piciforme (Celeus ochraceus) da família dos picídeos....




Dúvidas linguísticas



Tenho informações de que a palavra adequar é verbo defectivo e portanto, dizer "eu adequo" estaria errado por não existir esta conjugação.
Nem sempre há consenso entre os gramáticos quanto à defectividade de um dado verbo. É o que acontece no presente caso: o Dicionário Aurélio Eletrônico, por exemplo, regista o verbo adequar como defectivo, conjugando-o apenas parcialmente, enquanto o Dicionário Eletrônico Houaiss conjuga o verbo em todas as suas formas. A este respeito convém talvez transcrever o que diz Rebelo Gonçalves (que conjuga igualmente o referido verbo em todas as formas) no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966: p. xxx):

"3. Indicando a conjugação de verbos defectivos, incluímos nela, donde a onde, formas que teoricamente podem suprir as que a esses verbos normalmente faltam. Critério defensável, parece-nos, porque não custa admitir, em certos casos, que esta ou aquela forma, hipotética hoje, venha a ser real amanhã; e, desde que bem estruturada, serve de antecipado remédio a possíveis inexactidões."

A defectividade verbal ocorre geralmente por razões de pronúncia (por exemplo, para não permitir sequências sonoras estranhas ou desagradáveis ao ouvido dos falantes como *coloro em “Eu coloro com tinta verde.” [leia-se: “Eu estou a colorir com tinta verde” / “Eu estou colorindo com tinta verde”]) ou por razões de significado (nem sempre a ideia transmitida pelo verbo é passível de ser expressa por todas as pessoas gramaticais). No entanto, convém ter em mente, como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade.

No caso em análise, será correcta uma frase como "eu adequo a minha linguagem ao público a que me dirijo".




Qual denominação para a "operação" de passar Francisco a Chico, Helena a Lena, Alice a Lili, etc.
As palavras Chico, Lena ou Lili são hipocorísticos (isto é, nomes próprios usados para designar alguém de maneira informal ou carinhosa) em relação a Francisco, Helena e Alice, respectivamente. Estes três hipocorísticos mostram, contudo, fenómenos diferentes de formação de palavras: em Francisco > Chico há uma redução por aférese acompanhada de alteração expressiva da forma reduzida; em Helena > Lena há uma simples redução por aférese; em Alice > Lili há uma redução com aférese e apócope e com o redobro de uma sílaba. A estes mecanismos pode ainda juntar-se o frequente uso de sufixos aumentativos ou diminutivos (ex. Chicão, Leninha).

Ver todas