PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

oceladas

Ave passeriforme (Xiphorhynchus ocellatus) da família dos furnariídeos....


Ave (Nyctiphrynus ocellatus) da família dos caprimulgídeos....


Ave (Cyrtonyx ocellatus) da família dos odontoforídeos....


Ave passeriforme (Phaenostictus mcleannani) da família dos tamnofilídeos....


Ave (Nyctiphrynus ocellatus) da família dos caprimulgídeos....


peru-ocelado | n. m.

Ave (Meleagris ocellata) da família dos fasianídeos....


Ave passeriforme (Acropternis orthonyx) da família dos rinocriptídeos....


Ave (Cyrtonyx ocellatus) da família dos odontoforídeos....


Ave de rapina (Strix ocellata) da família dos estrigídeos....


Ave passeriforme (Ianthocincla ocellata) da família dos leiotriquídeos....


Ave passeriforme (Phaenostictus mcleannani) da família dos tamnofilídeos....




Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.


Ver todas