PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

mesetas

meseta | n. f.

Pequeno planalto....


mesa | n. f.

Móvel composto por um tampo horizontal de madeira, metal, mármore ou qualquer outro material, sustido por um ou mais pés....


tepui | n. m.

Meseta de paredes abruptas, característica da América Central (ex.: o monte Roraima é um tepui)....


Ave passeriforme (Lepidocolaptes duidae) da família dos furnariídeos....


trepa-troncos-do-duída | n. m. 2 núm.

Ave passeriforme (Lepidocolaptes duidae) da família dos furnariídeos....


Ave passeriforme (Emberizoides duidae) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Emberizoides duidae) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Diglossa duidae) da família dos traupídeos....




Dúvidas linguísticas



Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".




Sociodemográfico ou socio-demográfico?
O elemento de composição socio- não se separa com hífen das palavras às quais se apõe, excepto quando estas começam por h (ex.: socio-histórico) ou o, daí que a forma correcta seja sociodemográfico.

Ver todas