PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

meia-lua

demilunar | adj. 2 g.

Em forma de meia-lua....


luniforme | adj. 2 g.

Em forma de meia-lua....


lunulado | adj.

Em forma de meia-lua....


selenodonte | adj. 2 g.

Diz-se dos dentes molares ou pré-molares cujas extremidades têm forma de meia-lua....


tenalhão | n. m.

Obra, em forma de ângulo saliente, que se emprega para cobrir uma face ou a ponta de uma meia-lua....


capoeira | n. f.

Caminho, praticado no fosso de uma praça-forte, para ligar a tenalha à meia-lua....


menisco | n. m.

Cartilagem em forma de meia-lua que se encontra em algumas articulações, como no joelho....


lúnula | n. f.

Objecto ou figura com a forma de meia-lua....


alabarda | n. f.

Espécie de lança de longa haste, terminada em ferro largo e pontiagudo, atravessado por uma lâmina geralmente em forma de meia-lua ou de machado....


lunado | adj.

Do feitio da meia-lua....


bambolina | n. f.

Chapa metálica muito fina em forma de meia-lua nas arrecadas de filigrana....


lunar | adj. 2 g. | n. m.

Mancha na pele ou no pêlo, geralmente com formato de meia-lua....


meia-lua | n. f.

Fase em que a Lua se apresenta em forma de semicírculo....


guioza | n. f.

Pequeno pastel de massa alimentícia, geralmente em forma de meia-lua, com recheio finamente picado (ex.: guioza de frango; guiosas de legumes)....


chanfrar | v. tr.

Recortar em forma de meia-lua....


ponto-subido | n. m.

Espécie de mola, em forma de meia-lua, que se coloca nos guarda-ventos, para se conservarem fechados....


Ave passeriforme (Melanopareia maranonica) da família dos melanopareiídeos....


Ave passeriforme (Meliphaga lewinii) da família dos melifagídeos....


Ave passeriforme (Melanopareia elegans) da família dos melanopareiídeos....



Dúvidas linguísticas



Pontapé: esta palavra é composta por justaposição ou por aglutinação?
A palavra pontapé é composta por justaposição.

De facto, é possível identificar neste vocábulo as palavras distintas que lhe deram origem – os substantivos ponta e – sem que nenhuma delas tenha sido afectada na sua integridade fonológica (em alguns casos pode haver uma adequação ortográfica para manter a integridade fonética das palavras simples, como em girassol, composto de gira + s + sol. Se não houvesse essa adequação, a palavra seria escrita com um s intervocálico (girasol) a que corresponderia o som /z/ e as duas palavras simples perderiam a sua integridade fonética e tratar-se-ia de um composto aglutinado). Daí a denominação de composto por justaposição, uma vez que as palavras apenas se encontram colocadas lado a lado, com ou sem hífen (ex.: guarda-chuva, passatempo, pontapé).

O mesmo não se passa com os compostos por aglutinação, como pernalta (de perna + alta), por exemplo, cujos elementos se unem de tal modo que um deles sofre alterações na sua estrutura fonética. No caso, o acento tónico de perna subordina-se ao de alta, com consequências, no português europeu, na qualidade vocálica do e, cuja pronúncia /é/ deixa de ser possível para passar à vogal central fechada (idêntica à pronúncia do e em se). Note-se ainda que as palavras compostas por aglutinação nunca se escrevem com hífen.

Sobre este assunto, poderá ainda consultar o cap. 24 da Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira MATEUS, Ana Maria BRITO, Inês DUARTE, Isabel Hub FARIA et al. (5.ª ed., Editorial Caminho, Lisboa, 2003), especialmente as pp. 979-980.




Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).


Ver todas