PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

gamopétala

Que tem uma só pétala; gamopétalo....


personado | adj.

Diz-se da corola gamopétala, bilabiada, fechada por uma saliência interna que lhe dá aspecto de máscara....


tubo | n. m.

Parte inferior e tubulosa dos cálices ou das corolas gamopétalas....


rubiácea | n. f. | n. f. pl.

Família de plantas dicotiledóneas gamopétalas, como a granza, a quina, etc., que têm propriedades tintoriais ou medicinais....


simpétala | n. f. | n. f. pl.

Espécime das simpétalas....


sapotáceas | n. f. pl.

Família de dicotiledóneas gamopétalas tropicais que têm por tipo a sapota....


simpétalo | adj.

Que tem as pétalas unidas entre si....


genciana | n. f.

Designação comum às plantas herbáceas do género Gentiana, da família das gencianáceas, que engloba várias espécies perenes, de folhas opostas e flores gamopétalas amarelas, azuis ou violetas segundo as espécies (ex.: a grande genciana de flores amarelas fornece uma raiz amarga e aperitiva; chá d egenciana; licor de genciana)....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?
A utilização do topónimo Samouco com o artigo definido (ex.: Junta de Freguesia do Samouco) parece ser bastante mais frequente do que a sua utilização sem artigo (ex.: Junta de Freguesia de Samouco), a avaliar por pesquisas em corpora e motores de busca da Internet, o que se poderá explicar pelo facto de o topónimo ter origem no nome comum samouco.

Ver todas