PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

estorninho

esturnídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Família de aves passeriformes, na qual se incluem os estorninhos....


zorral | n. m.

Estorninho....


estorninho | n. m. | adj.

Designação dada a várias aves passeriformes conirrostras, da família dos esturnídeos, gregárias, de plumagem escura....


chuchurrear | v. tr. | v. intr.

Soltar o seu grito (o estorninho)....


pissitar | v. intr.

Soltar (o estorninho) a sua voz....


Ave passeriforme (Lamprotornis nitens) da família dos esturnídeos....


Ave passeriforme (Poeoptera stuhlmanni) da família dos esturnídeos....


Ave da família dos esturnídeos (Cinnyricinclus leucogaster), encontrada no continente africano (os machos possuem plumagem de cor púrpura)....


Ave passeriforme (Aplonis panayensis) da família dos esturnídeos....



Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.


Ver todas