PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

estilístico

congérie | n. f.

Recurso estilístico que consiste na coordenação de um conjunto de palavras ligado a um constituinte frásico....


acumulação | n. f.

Recurso estilístico que consiste na coordenação de um conjunto de palavras ligado a um constituinte frásico....


estilística | n. f.

Tratado das diferentes formas ou espécies de estilo e dos preceitos concernentes a cada uma....


Colocação de uma ou mais palavras entre o verbo e o pronome em posição proclítica. [O seu uso é geralmente estilístico, como em há muito que o não via em vez do mais habitual há muito que não o via.]...


literatura | n. f.

Forma de expressão escrita que se considera ter mérito estético ou estilístico; arte literária (ex.: assistiu a uma palestra sobre a importância da literatura na sociedade contemporânea)....



Dúvidas linguísticas



Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.



O correto é ele/ela demostrou ou demonstrou? Ou ambas as formas estão corretas?
Ambas as formas demostrar e demonstrar estão correctas, como pode verificar pelas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. No entanto, a forma preferencial é demonstrar, pois este verbo deriva da palavra latina demonstrare.

Pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet revelam também que a variante demonstrar tem um uso bastante mais frequente que a forma demostrar.


Ver todas