PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

corrupião

corrupião | n. m.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos icterídeos, do género Icterus, canoras e facilmente domesticáveis, cujos machos adultos têm plumagem contrastante preta e amarela ou alaranjada, encontradas na América Central e do Sul....


Ave passeriforme (Icterus nigrogularis) da família dos icterídeos....


Ave passeriforme (Icterus northropi) da família dos icterídeos....


Ave passeriforme (Icterus gularis) da família dos icterídeos....


Ave passeriforme (Icterus spurius) da família dos icterídeos....


Ave passeriforme (Icterus melanopsis) da família dos icterídeos....


Ave passeriforme (Icterus leucopteryx) da família dos icterídeos....


Ave passeriforme (Icterus maculialatus) da família dos icterídeos....


Ave passeriforme (Icterus dominicensis) da família dos icterídeos....


Ave passeriforme (Icterus jamacaii) da família dos icterídeos....


Ave passeriforme (Icterus pectoralis) da família dos icterídeos....




Dúvidas linguísticas



Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?
O verbo precisar, quando significa ‘ter necessidade de alguma coisa’, é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Há ocorrências, sobretudo no português do Brasil, da ausência da preposição de (ex.: eu preciso mais trabalho, eu preciso trabalhar mais), embora este uso como transitivo directo seja desaconselhado por alguns gramáticos. A ausência da preposição é, no entanto, considerada aceitável quando o complemento do verbo é uma oração completiva introduzida pela preposição que (ex.: eu preciso [de] que haja mais trabalho), mas esta omissão deve ser evitada em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual.




Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.

Ver todas