PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

chiqueiro

chafurda | n. f.

Lama onde o porco se deita e revolve....


chiqueiro | n. m.

Recinto para criar porcos....


volutabro | n. m.

Monte de lama ou de sujidade....


pocilga | n. f.

Local onde se criam porcos....


pocilgo | n. m.

Alojamento de porco ou de porcos....


enxurdar | v. tr., intr. e pron.

Sujar com ou revolver-se na lama (ex.: o lodo enxurdou a rua; os porcos enxurdavam-se no chiqueiro)....


enxurdeiro | n. m.

Lamaçal em que os porcos ou outros animais se enxurdam....


esterqueira | n. f.

Lugar onde se deposita ou acumula esterco....


Que está habituado a dormir no chiqueiro (ex.: animal chiqueireiro)....


chavascal | n. m.

Terreno que não presta para searas....


Pessoa que recolhe os animais ao chiqueiro....



Dúvidas linguísticas



O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Gostaria de saber qual a pronunciação correcta para a palavra nome. A minha dúvida reside na leitura da letra o. É lida como um o aberto como por exemplo na palavra fome ou é lida como um o fechado como na primeira sílaba da palavra porto?
O o da palavra nome é geralmente pronunciado como o o da primeira sílaba de porto ou de boda, isto é, como vogal posterior semifechada. Existem dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário – Língua Portuguesa (Porto, Porto Editora, 2004), que possuem transcrição fonética, geralmente de acordo com a norma de Lisboa e do Centro, de quase todas as palavras a que dão entrada, pelo que poderão constituir um instrumento de apoio para a resolução de dúvidas como a que nos expôs.

Ver todas