PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

carmesins

fenicóptero | n. m.

Género de aves palmípedes lamelirrostras....


carmesim | n. m. | adj. 2 g.

Gradação muito carregada da cor vermelha....


Ave passeriforme (Rhodothraupis celaeno) da família dos cardinalídeos....


Ave passeriforme (Rhodospingus cruentus) da família dos traupídeos....


Ave piciforme (Colaptes rivolii) da família dos picídeos....


Ave passeriforme (Aethopyga siparaja) da família dos nectariniídeos....


pontifical | adj. 2 g. | n. m.

Que é próprio do pontífice....


tacula | n. f.

Árvore africana cuja madeira tem veios de carmesim brilhante e é muito apreciada e usada em tinturaria....



Dúvidas linguísticas



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.




Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.


Ver todas