PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

caloríficos

Relativo à termoquímica ou aos fenómenos caloríficos e químicos (ex.: decomposição termoquímica dos combustíveis fósseis)....


calor | n. m.

Causa dos fenómenos caloríficos....


Transformação, em radiações caloríficas de radiações luminosas absorvidas por uma superfície....


calórico | n. m. | adj.

Causa dos fenómenos caloríficos....


calorífico | adj. | n. m.

Que tem a força de produzir calor....


Estudo dos fenómenos caloríficos e químicos....


cáustica | n. f.

Curva formada pelo cruzamento dos raios luminosos e caloríficos, reflectidos ou refractados por uma superfície curva....


heliógrafo | n. m.

Aparelho destinado a tirar fotografias do Sol e medir o seu poder calorífico....


gerador | adj. n. m. | n. m.

Que ou o que gera; que ou o que produz geração....


Parte da física que trata das relações existentes entre os fenómenos caloríficos e os mecânicos....


calefactor | n. m. | adj.

Aparelho de aquecimento....


termia | n. f.

Unidade calorífica representada pela quantidade de calor necessária para elevar de um grau Celsius a massa de uma tonelada de um corpo cujo calor específico é igual ao da água a 15 graus centígrados à pressão atmosférica normal....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se, se eu escrever como escrevia anteriormente (com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico), está ortograficamente errado ou também é aceite? Exemplo: "correcto" ou "correto"? Qual deles está oficialmente? Ou estarão os dois?
Quando o novo Acordo Ortográfico estiver em vigor em Portugal, apenas a forma "correto" será considerada ortograficamente certa, correspondendo a forma "correcto" a uma grafia anterior à vigência do acordo, uma vez que este preconiza que não sejam escritas as consoantes que não são proferidas na chamada norma culta (base IV, 1.º, alínea b).
O utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, uma vez que não pratica qualquer ilícito contravencional, isto é, manter a ortografia anterior ao novo Acordo Ortográfico não tem qualquer consequência legal, mesmo após o período de transição de 6 anos previsto legalmente (em Portugal). No entanto, quando houver uma generalização da nova ortografia, nomeadamente na comunicação social e em contexto escolar, pode ser importante e útil a aprendizagem dessa nova ortografia por motivos sociais e profissionais. A partir de determinada altura, a noção de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes, da mesma forma que actualmente são considerados erros ortográficos práticas ortográficas alteradas pelo Acordo de 1945 (como diccionário ou sciência), ou pela alteração de 1973 (como pràticamente ou sòzinho).




Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.


Ver todas