PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

caledónia

escoto | adj. | n. m.

Relativo aos escotos, antigo povo da Caledónia, actual Escócia....


neocaledónio | adj. | n. m.

Pertencente ou relativo à Nova Caledónia....


Ave (Nestor productus) da família dos estrigopídeos....


Árvore (Araucaria heterophylla) de grande porte da família das araucariáceas, originária da ilha de Norfolk, no Oceano Pacífico....


Ave passeriforme (Petroica multicolor) da família dos petroicídeos....


Ave passeriforme (Petroica multicolor) da família dos petroicídeos....




Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.

Ver todas