PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

cabeças

Cuja cabeça ou focinho se prolonga em bico....


almarado | adj.

De cabeça pelada em várias partes....


ancípite | adj. 2 g.

Que tem duas faces ou cabeças....


Diz-se dos crustáceos que têm a cabeça separada do tórax....


avoado | adj.

Que anda com a cabeça no ar....


Que tem cabeleira branca (falando-se de cometas)....


bicéfalo | adj.

Que tem duas cabeças (ex.: monstro bicéfalo)....


Diz-se do cavalo que tem esbranquiçadas as ventas e a parte inferior da cabeça....


bocalvo | adj.

Diz-se do touro que tem o focinho branco (sendo escura a cabeça)....


cabisbaixo | adj.

Que traz a cabeça baixa, inclinada....


cefalóide | adj. 2 g.

Que tem forma de cabeça....


Relativo à cabeça e à raque (ex.: líquido cefalorraquidiano)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.



Qual a maneira correcta de escrever o nome da freguesia alentejana Évoramonte, Evoramonte, Évora Monte, Évora-Monte? Não encontro consenso...
A grafia correcta desta povoação alentejana deverá ser Évora Monte, segundo as principais obras de referência, nomeadamente o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Editora Coimbra, 1966) ou o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Livros Horizonte, 2003). Do ponto de vista oficial, também é a forma Évora Monte que consta no Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral, da Direcção Geral da Administração Interna e na lista de freguesias publicada pelo STAPE em 2005.

No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, José Pedro Machado refere que o nome da povoação “está por Évora do monte ou Évora a do monte” e apresenta-nos uma abonação do que deverá ser a mais antiga ocorrência conhecida deste topónimo: Euoramonti (ocorre em 1271, na Chancelaria de D. Afonso III), o que, de alguma forma, poderá explicar a forma Evoramonte, que é desaconselhável. Esta forma é, no entanto, bastante frequente, provavelmente também por analogia com outros topónimos em que a palavra monte se aglutinou com outras palavras, como Belmonte, Vaiamonte ou Videmonte.

A grafia Évora-Monte é de evitar e a forma Évoramonte é claramente violadora das regras ortográficas do português, uma vez que as palavras em português só podem ser graficamente acentuadas numa das três últimas sílabas.


Ver todas