PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

biólogos

bioética | n. f.

Conjunto dos problemas postos pela responsabilidade moral dos médicos e dos biólogos nas suas pesquisas e nas aplicações destas....


rédia | n. f.

Terceira fase larvar dos vermes trematódeos, produzida a partir de um esporocisto....


genómico | adj.

Relativo a genoma ou a genómica (ex.: biólogo genómico; fragmento genómico; sequenciamento genómico)....


briólogo | n. m.

Especialista em briologia ou no estudo de musgos ou de briófitas em geral....


Relativo a Fritz Müller (1822-1897), biólogo e naturalista alemão....


mendeliano | adj. | adj. n. m.

Relativo a Gregor Mendel (1822-1884), biólogo austríaco, ou ao mendelismo (ex.: genética mendeliana; padrões mendelianos; teoria mendeliana)....


mendelismo | n. m.

Concepção extraída dos trabalhos do biólogo austríaco Gregor Mendel (1822-1884), respeitantes à transmissão de certos caracteres hereditários, resumida nas leis de Mendel....


Especialista em neurobiologia, ramo da biologia que estuda as funções e estruturas do sistema nervoso....


Especialista em hidrobiologia ou no estudo biológico de ambientes aquáticos....


Especialista em psicobiologia ou no estudo da relação do comportamento e dos processos mentais com processos biológicos....


Ave procelariiforme (Hydrobates monteiroi) da família dos hidrobatídeos, endémica dos Açores....


Ave (Aythya baeri) da família dos anatídeos....


biologista | n. 2 g.

Pessoa que é versado em biologia....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Está errado escrever compania ou companhia?
A grafia correcta é companhia (cuja definição poderá encontrar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, seguindo a hiperligação).

Esta é uma dúvida frequente em falantes da variedade do português do Brasil, provavelmente pelo facto de ser comum nesta variedade uma certa despalatalização da consoante nasal palatal equivalente ao dígrafo nh.

Este facto faz com que no Dicionário Priberam a forma *compania seja uma das grafias erradas mais pesquisadas (a correcção feita pelo FLiP apresenta companhia como primeira sugestão de pesquisa).


Ver todas