PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

batuíra

batuíra | n. f.

Designação dada a várias aves caradriiformes da família dos caradriídeos e dos pluvianelídeos....


batuiruçu | n. m.

Ave caradriiforme (Pluvialis dominica) da família dos caradriídeos....


Ave (Charadrius wilsonia) da família dos caradriídeos....


Ave (Charadrius alticola) da família dos caradriídeos....


Ave caradriiforme (Pluvialis dominica) da família dos caradriídeos....


Ave (Charadrius semipalmatus) da família dos caradriídeos....


Ave pernalta (Haematopus palliatus), de plumagem preta e branca e bico longo avermelhado, encontrada no litoral do continente americano....




Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




Como grafar "marcha ré": marcha a ré, marcha-ré, marcha ré, marcha-a-ré?
A grafia correcta é sem hífen: marcha à ré (na norma europeia) e marcha a ré (na norma brasileira). A diferença ortográfica entre as duas normas do português deve-se ao facto de, na norma portuguesa, a locução incluir o artigo definido a, o que provoca a crase com a preposição a: marcha à. Na norma brasileira a locução não inclui o artigo definido, pelo que não há crase: marcha a.

Ver todas