PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

aristotélico

hilé | n. f.

Matéria ou substância (ex.: hilé aristotélica)....


categorema | n. m.

No sistema aristotélico, noção universal que se relaciona com os modos gerais, segundo os quais uma coisa pode ser enunciada relativamente a outra....


aristotélico | adj. | adj. n. m.

Relativo a Aristóteles ou à sua doutrina....


anagnórise | n. f.

Momento em que uma personagem descobre ou reconhece dados importantes sobre a sua identidade ou família, até essa altura desconhecidos ou ignorados (ex.: anagnórise aristotélica)....



Dúvidas linguísticas



O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Gostaria de saber de as palavras: nano-estrutura, electro-activo e mono-radical têm ou não hífen.
Os elementos de formação electro-, mono- e nano- nunca são seguidos de hífen (ex.: electroencefalograma, monoácido, nanoplâncton), obrigando à duplicação do r e do s quando são seguidos de palavras começadas com essas letras (ex.: electrossiderurgia, monossemia, nanossomia).

Após a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (base XVI), estes elementos serão seguidos de hífen quando o segundo elemento começa por h ou o.


Ver todas