PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

acusadora

Obrigação ou responsabilidade de provar determinado facto ou determinada afirmação (ex.: é ao acusador e não ao acusado que compete o onus probandi)....


ónus | n. m. 2 núm.

Aquilo que pesa ou que carrega....


antanagoge | n. f.

Acusação feita ao acusador com os mesmos argumentos de que ele se serviu....


sicofanta | n. 2 g.

Pessoa que acusa ou denuncia....


acusante | adj. 2 g. n. 2 g.

Acusador....


acusador | adj. n. m.

Que ou o que acusa....


criminoso | adj. | n. m.

Relativo a crime....


Frase que se encontra na narração evangélica da paixão de Cristo; aplica-se quando alguém, chamado a defender-se, não o faz, obstinando-se no silêncio, e não respondendo aos seus acusadores....



Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




À custa ou às custas?
Ambas as locuções prepositivas à custa de e às custas de são possíveis e sinónimas (ex.: Ele vive à(s) custa(s) dos pais; Subiu na vida à(s) custa(s) de muito esforço), encontrando-se atestadas em dicionários recentes de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).

Ver todas