PT
BR
Pesquisar
Definições



perigo-te

A forma perigo-tepode ser [masculino singular de perigoperigo] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de perigarperigar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
perigarperigar
( pe·ri·gar

pe·ri·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Estar em perigo.

2. Periclitar.

3. [Regionalismo] [Regionalismo] Abortar involuntariamente.

etimologiaOrigem etimológica: perigo + -ar.
perigoperigo
( pe·ri·go

pe·ri·go

)


nome masculino

1. Situação em que está ameaçada a existência de uma pessoa ou de uma coisa; risco.

2. Aquilo que tem o potencial de causar dano a algo ou a alguém.

3. [Informal] [Informal] Pessoa provocante ou sedutora.

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Descarga eléctrica que ocorre na atmosfera. = RAIO

5. [Regionalismo] [Regionalismo] Abortamento involuntário.

etimologiaOrigem etimológica: latim periculum, -i, ensaio, experiência, tentativa, risco, perigo, doença, processo, julgamento, sentença.
perigo-teperigo-te

Auxiliares de tradução

Traduzir "perigo-te" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia já segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.